Carta Vária, porquê?



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O povo é quem mais ordena

Faz hoje 25 anos que José Afonso, o Zeca, nos disse adeus, até logo. Passeou-se pelo meio do seu povo, aclamado e chorado, como um rei. Mas todos sabíamos, todos tínhamos a certeza de que aquela ausência seria temporária, pois nós não poderíamos sobrevier sem ele, nem ele achava possível estar por muito tempo ausente do  convívio com o seu povo. É por isso que, no calendário do povo português, o início da Primavera se celebra no dia 23 de Fevereiro. De há uns anos a esta parte, esse início da primavera, o dia 23 de Fevereiro, tem demorado muito, muito a chegar porque os vampiros voltaram com patinhas de lã e foram-se assenhoreando das nossas vidas, comendo o nosso pão, bebendo o nosso  vinho, sugando a nossa alegria, perturbando o nosso sossego, condenando a nossa forma simples de encarar a vida. Estamos quase esquecidos de que "o povo é quem mais ordena" e de  que "a praça é do povo como o céu é do condor".
Para que a Primavera volte e fique, é necessário expulsar e destruir os vampiros, retomar as praças e o poder, afirmar e garantir a todos o seu direito ao trabalho, á saúde, à habitação, à escola, ao lazer, à cultura, à felicidade. Afirmar esses direitos e fazê-los cumprir de forma universal e sem favor. É urgente lutar por isso, antes que "o pão nos saiba a merda"É também absolutamente necessário banir do nosso seio e do nosso país a forma actual de fazer política e já agora a TROIKA que anda por aí, ou qualquer outra, antes que consume o estupro que têm no desejo, como já fizeram com todos os países que lhes abriram as portas.
Desculpa lá Zeca este desabafo, pois não era isto que eu queria dizer-te neste dia. O que eu queria mesmo era cantar contigo as cantigas que fizeste para nós.

3 comentários:

  1. Emocionante caro Alípio
    Neste dia que sabemos o quanto te(nos) marcou, vamos o ouvir o Zeca, meditar nas suas letras e avisar a malta.
    Um grande abraço
    Rodrigo Henriques

    ResponderEliminar
  2. Embora compreenda e entenda as " desculpas " ao ZECA, pelo desabafo, tenho de discordar dizendo

    O ZECA NÃO DISSE ADEUS

    O ZECA NÃO MORREU

    (QUEM MORREU FOI O MEU PAI,que nunca mais o ouvi nem li )

    SINTO SIM QUE O TEMPO PAROU QUANDO DAQUI SAIU,

    DADA A ACTUALIDADE DAS SUAS CANÇÕES E POEMAS.......

    QUANDO O QUERO OUVIR...OUÇO-O

    QUANDO O QUERO LER ....LEIO-O

    ARRISCO ATÉ A DIZER,

    FELIZMENTE QUE ELE NÃO ASSISTE AO QUE TANTO O PREOCUPAVA.

    COMO UMA REFERÊNCIA

    ATENTEMOS BEM NO SEU EXEMPLO,

    NÃO O DEIXANDO MORRER NUNCA

    ZECA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade os grandes homens nunca morrem.Ainda bem para ahumanidade.

      Eliminar