Carta Vária, porquê?



quinta-feira, 30 de junho de 2011

Direito à Memória

Os sobrinhos do director da PIDE, major Silva Pais, entraram na justiça com uma acção contra os Directores do TNDMII e a autora da adaptação para teatro da  biografia da filha do major que se tornou militante da Revolução Cubana. São acusados de difamarem e atentarem contra o "bom" nome do acima citado Director-geral da PIDE.
Isto que, para alguns pode parecer apenas ridículo, não o é. É trágico, sobretudo demonstrativo daquilo que o 25 de Abril devia ter feito e não fez. Os capitães de Abril eram jovens, generosos, idealistas. E foi isso que os fez grandes e os perdeu. Derrubaram o regime fascista, libertaram Portugal de uma ditadura cruel mas deixaram impunes todos aqueles que, ao longo dos anos, cometeram ou foram coniventes com crimes hediondos e contra a humanidade. Não houve punição, não se fez justiça. Assim, em pouco tempo, os cravos, que eram todos vermelhos, foram dando lugar aos brancos e depois até desapareceram. E é assim, que de branqueamento em branqueamento se chegou ao apagamento da memória e Salazar escolhido como o vulto mais importante da História de Portugal.
Para que a memória desses tempos de chumbo não se apague e assim se impeça o seu regresso, povos de muitos países do mundo criaram Comissões de Direito à Memória e à Verdade que se empenham na reposição da verdade histórica, obrigam a justiça a agir e os governos a indemnizar as vítimas. É assim na Argentina, no Chile, no Brasil, foi assim na África do Sul e está agora a acontecer no Cambodja, onde os quatro últimos dirigentes do Kmer Vermelho (o mais novo tem 67 anos) estão sendo julgados pelos crimes cometidos durante a ditadura de Pol Pot.
Em Portugal, ao contrário, a palavra de ordem foi esquecer, esquecer, apagar a memória, mesmo física. Assim esquecemos (e até há quem os louve) trezentos anos de inquisição, mais quatro séculos de comércio negreiro, e os quarenta e oito anos de chumbo da ditadura fascista. Esquecemos, não nos queremos lembrar e o Estado ameaça com sanções (este processo judicial é um exemplo) a quem, de uma forma ou outra, se organiza para que a memória não seja apagada.
Foram as omissões de Abril e o nosso silêncio que encorajaram o Senhor Aníbal Cavaco Silva, que hoje está presidente da República, a conceder a dois PIDES uma pensão por serviços prestados ao país, tendo-a negado antes ao Capitão de Abril , Salgueiro Maia.
O que se espera, é que depois deste julgamento indigno e vergonhoso, verdadeiro atentado contra a liberdade de expressão e de informação, se organize uma Comissão de Direito à Memória e à Verdade que activa, diuturna e persistentemente comece a por a nú os crimes da ditadura Salazarista. Uma Comissão que não se deixe intimidar pelo poder, pelos tribunais, nem enredar em malhas partidárias. Uma Comissão onde o povo português, que foi a maior vítima do fascismo, se reconheça por inteiro. Além disso, o povo, a justiça, os políticos e os próprios agentes e mandantes dos crimes têm de introjectar que os crimes contra a humanidade nem prescrevem, nem têm perdão. Nós, todos os que estamos nesta luta, não queremos vingança. Exigimos justiça, verdade e direito à memória.

2 comentários:

  1. É ARREPIANTE o que sinto ao ver, ouvir e ler, não só o que se tem passado com Portugal, ao longo dos meus 59, como inadmissível a frequência com que se vem notando dia a dia, criminosos atropelos, ao que resolveram chamar DEMOCRACIA, ou seja, destroem democraticamente vidas e sonhos de um POVO, que por uns tempitos acreditou em alguma coisa de LINDO. Temo mesmo que não se possa guardar tudo na memória; NÃO PODEMOS IGNORAR, MUITO MENOS ESQUECER.........
    Até porque o meu Pai tendo daqui saído com Alzheimer, demasiados há, que mesmo sem terem a doença, já há muito a promovem, , , , , , propositadamente

    Não demore pois...... a

    COMISSÃO DO DIREITO Á MEMÓRIA E Á VERDADE

    Pelo que me toca, PRESENTE.

    Os CRAVOS não desapareceram, nem murcharam, nem mudaram de cor, MEU QUERIDO ALIPIO, transformaram-se, tal como se diz que serviram para pregar UM na CRUZ, assim nos dilaceram a alma todos os dias, oxalá nunca nela germine a vingança.... OXALÀ.
    Mas acho que entre outras generosidades, próprias de quem AMA a LIBERDADE, muita gente de boa vontade, com a melhor das intenções começou por ser mais ao menos, como aquele árbitro que no exercício das suas funções, por querer demonstrar a maior imparcialidade, acaba sempre por prejudicar a equipa do seu coração.
    Hoje até já se ouvem coisas incríveis a propósito do que não foi, e poderia e deveria ter sido feito., por gente responsável, o que é mais grave.

    Claro que lá mais para a frente, nascerá de uma inspiração repensada, um fado muito trinado a exaltar a saudade genética de quem ficava á espera do regresso das naus, quer fossem dos descobrimentos, quer fossem da pesca do bacalhau, vida dura que era opção para não ir á tropa e á guerra, mas isso já eram tempos em que as Enfermeiras, Professoras, e até Hospedeiras do Ar, não se podiam casar.

    Já lá vão uns anos em que se cantava, FUGIRAM MAIS 89, QUE SE PASSA ?

    Com um certo esforço posso até tentar entender o desejo de alguém que pretenda que a FAMÍLIA seja toda gente integra, educada, respeitadora , mas daí até não querer mesmo perceber a REALIDADE, isso embora possa até compreender, NÃO ACEITO, mesmo que da minha família fosse, como de resto já aconteceu, e caiu até mal no seu seio; o tempo felizmente colocou as coisas no lugar, , , LIVREMENTE.

    Privatizaram há muito a DEMOCRACIA,....

    ABRAÇO FRATERNO E SOLIDÁRIO para quem sinto me está a representar no banco dos réus, nesse PROCESSO IGNÓBIL, TENEBROSO e de MERDA

    ResponderEliminar
  2. FICO PERPLEXO MUITAS VEZES

    NÃO SÓ COM AS COISAS QUE VEJO ACONTECER, MAS POR INCRIVEL QUE PAREÇA, TAMBÉM COMO REAGIMOS A ELAS.

    NÃO ME SINTO TRISTE NEM SÓ, MAS A MINHA CABEÇA DE PENSAR, CONFUNDE-SE E TENTA PERCEBER PORQUE REAGIMOS TÃO BRANDAMENTE A CERTAS COISAS FEIAS.

    ESTAREMOS JÁ TODOS CASTRADOS ?
    OU O TEMPO ENCARREGOU-SE DE NOS BURILAR NAS FORMAS E HABITOS,, POIS SE ATÉ AS ESTÁTUAS QUE SÃO DE PEDRA O VENTO CORROI, QUE FARÁ A NÓS QUE SOMOS DE CARNINHA, UMA TENRA OUTRA NEM TANTO.

    NÃO QUERO QUE ISSO CONTINUE ASSIM, NÃO SEI COMO FAZER, MAS APELO-TE ALÍPIO,, FAZ MAIS UM ESFORÇO POR QUEM NÃO SABE COMO FAZER PARA A

    COMISSÃO DO DIREITO Á MEMÓRIA E Á VERDADE

    E OUTRAS.....

    RECUSO-ME A ESTAR COM MERDAS DE PRECONSEITOS PARTIDÁRIOS E NÃO SÓ, PARA COM QUEM ESTÁ AINDA ENTRE NÓS, E TANTA FALTA NOS FAZ, COM A SUA CLARIVIDÊNCIA E SIMPLICIDADE,NOS AJUDA A CONSTRUIR-MO-NOS DIA A DIA ,,,,,
    POR OUTRO LADO AGARRAMO-NOS A QUEM JÁ FOI, PROCLAMANDO-OS AOS VENTOS TODOS, NA MEDIDA QUE NOS É POSSÍVEL E SABEMOS.

    NÃO PODEMOS DEIXAR DE ABRAÇAR E ACARINHAR TERNAMENTE GAJO COMO TU,, E OUTROS, QUE ESTÃO Á NOSSA MÃO, E CONTINUAM A FAZER COM QUE SEJAMOS TODOS GENTE MELHOR, MAIS CONSCIENTE E SOLIDÁRIA.
    AINDA HÁ GENTE QUE NÃO SE DISTANCIA DE QUEM NÃO SABE PALAVRINHAS MUITO BONITAS E CULTAS, MAS SENTIMOS A SIMPLICIDADE, FRANQUEZA E BOA VONTADE.

    PORRAAAAAA.... VOCÊS AINDA CÁ ESTÃO

    É O QUE ESTOU A FAZER, E FAREI A OUTROS SEMPRE QUE ME FOR POSSÍVEL

    UM ABRAÇÃO E UM BEIJO

    ResponderEliminar