Carta Vária, porquê?



sexta-feira, 3 de junho de 2011

"Sodade de Cabo Verde"


Sempre achei que não conhecer Cabo Verde era uma falta imperdoável no meu currículo de andarilho. Por isso, aquando  da realização do Forum Social Mundial, em Dakar, em Janeiro deste ano, preenchi esta lacuna.
Terminado o Forum onde se encontraram as mais distintas gentes, vindas de todos os lugares  do mundo(portugueses seriamos talvez meia dúzia), embarcámos para a cidade da Praia, à descoberta de Cabo Verde.
Com guias de ocasião, motoristas de táxi, em geral, fomos percorrendo caminhos, visitando lugares e falando com as pessoas. Assim andámos por Santiago, S. Vicente, Santo Antão e Sal. Cada uma com a sua diversidade, com os seus problemas, com os seus projectos e uma crença insofismável no futuro. Quando partimos da Ilha do Sal, de regresso a Lisboa, já estávamos com saudade...o azul do mar, aquela brisa suave, o sol e, sobretudo, a alegria que o povo tem em receber, já nos levou  lá, de novo, desta vez à Boavista.
O que eu senti é que o 25 de Abril chegou a Cabo Verde e ficou por lá. Esta reflexão tive-a quando fui ao Tarrafal. Quando o Estado Novo construiu aquele campo de morte não sabia que destruindo os homens não se destroem os sonhos. Essa é a ilusão de todos os ditadores.
Quando em Abril de 74, no dia 25, no Largo  do Carmo, o capitão Salgueiro Maia obrigou a ditadura a render-se, todo o espaço dito "português" estremeceu. Infelizmente somente em Cabo Verde continuam a sentir-se as réplicas desse abalo cívico.  

1 comentário:

  1. Que Bom haver a confirmação de tua parte, que existem lugares e GENTE assim.

    Estou cá com uma gana que o EFEITO BORBOLETA se faça sentir por muito mais bandas....

    Se SALGUEIRO MAIA alimentou essa ESPERANÇA, e gente como TU, continua a fazer com que eu não ESMOREÇA........

    POR ALMINHA DE QUEM ?

    Hei-de deixar de acreditar esperançosamente ?

    FORÇA ALÍPIO,,,,,

    Tens muitissimaaaaaa importância e valor juntinho de tantos CORAÇÕES, de tanta, tanta, GENTE BOA,

    A TUA SIMPLICIDADE AGREGA HOMEM

    ABRAÇO,,,,

    ResponderEliminar