Carta Vária, porquê?



sábado, 18 de junho de 2011

Ao cuidado do Ministro da Saúde indigitado


Há dias a imprensa divulgou as declarações do Dr. Álvaro Beleza, director do Instituto do Sangue, em que ele afirmava que metade do sangue recolhido em Portugal e depois transformado em plasma era queimado, porque o I.S. não tem capacidade para o tratar. Declarou ainda o Dr. Álvaro Beleza que há dez anos tramita um projecto no Ministério da Saúde para poder dotar o I.S. dos equipamentos necessários  ao posterior tratamento do plasma, mas que se encontra ainda na estaca zero. Disse também que Portugal importou, no último ano, setenta milhões de euros de derivados do plasma, que poderiam ser fabricados em Portugal, caso se dispusesse do referido equipamento. A pergunta que se impõe é, se , como é costume , nestes casos, em Portugal, a culpa, mais uma vez, terá de morrer solteira.
A Imprensa, como é seu hábito, deixou cair a denúncia, não mais voltou ao assunto. Importante agora para Comunicação Social é comentar os perfis dos novos Ministros do novo Governo e que "craques"vão chegar para reforçar os clubes de todas as Ligas. Também se especula se Fernando Nobre será ou não eleito presidente da Assembleia da República .E pouco mais.
Da denúncia do Dr. Álvaro Beleza ninguém mais falou. Porquê? Vá-se lá saber!...É que essa denuncia tem atrás de si Primeiros-Ministros,  Ministros da Saúde, Secretários de Estado, funcionários e sobretudo interesses sempre criminosos das cooperações multinacionais da área da saúde. Por detrás desta inércia voluntária há subornos de vária ordem, pressões e capitulações indignas.
Mas a denúncia atinge ainda um grau de gravidade maior porque ao afirmar-se a existência desse crime, continuam a fazer-se campanhas para novas doações, sabendo-se que a metade da generosidade de quem gratuitamente doa o seu sangue vai ser jogada no lixo.
Isto não é uma história de Kafka, é um crime real, que se repete ano após ano, sob a cegueira, surdez e inabilidade da justiça, com conhecimento e consentimento da classe(?) política e em obediência aos supremos e intocáveis interesses das multinacionais que controlam a indústria da saúde.
Se para os crimes hediondos e contra a humanidade existe um Tribunal para julgá-los e condenar alguns dos seus autores (os norte-americanos, mesmo criminosos, não estão sob a alçada deste tribunal), por que razão não existe igualmente um Tribunal para julgar e condenar acções, intenções e omissões de multinacionais e governos prejudiciais aos povos de todo o mundo.
Pessoalmente acredito que um outro mundo é possível. Luto por ele todos os dias. Confesso, porém, que já algumas vezes me passou pela cabeça que o caminho para chegar lá é o caos. Criar o caos, para, a partir dele, começar a construir esse outro mundo.

Post-Scriptum:
Durante a campanha eleitoral repetiu-se à saciedade que o novo Governo devia corrigir com celeridade tudo o que de errado há em Portugal. Aí está um tarefa urgente para o Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde indigitado: apurar a denúncia do Dr. Álvaro Beleza.

4 comentários:

  1. Não vou lá atrás, mas lembro-me de um senhor chamado Benvindo Justiça, ter sido demitido, por levantar questão idêntica, sobre o sangue doado, e aí até afirmava que as recolhas poderiam transmitir as doenças mais complicadas e perigosas.

    A ministra nem médica era, tal como o actual, pode isto não querer dizer nada ? Pois pode, mas lembro-me também que o actual ministro da Saúde, saiu das Finanças por estar a ganhar mais do que o estabelecido como tecto máximo, e não abdicar disso mesmo, face á sua sabedoria e competência.
    E agora ? Será que sua sabedoria e competência também será na Saúde ? Irá ganhar menos, face á solidariedade da crise que abrange tanta gente ?
    É sabido que somos um NÚMERO que os governos continuam a submeter aos interesses estrangeiros, e á mola que compra os Melões, casa e casinhas, Montes e montinhos, nem lhe interessa quais, sabem que só podem prestar vassalagem, sugando o que entendem nesse intervalo da pirâmide.
    Há hoje excelentes pessoas chefes de serviços hospitalares, que já mais não fazem do que verificar quanto se gasta em papel higiénico, em água, e em pessoal da limpeza, os desgraçados que caem nos hospitais, saem de imediato, por vezes em condições que lá os leva novamente em piores condições do que saíram, e outras vezes ficam mesmo mais deitadinhos, mas em casa, É A GESTÃO SUBMETIDA Á ECONOMIA,, até os privados tomarem ( sem ser de assalto ) democraticamente conta da saudinha da malta.
    Pensa-se nas privatizações de tudo e mais umas botas, é a Saúde, o Ensino, a Água, etc.,
    Enquanto isso entre outras coisas PRIMORDIAIS, na SAUDINHA continua-se vergonhosamente a GANHAR DINHEIRO Á CUSTA DA FALTA DELA. Entretanto jornalisticamente pelo menos, não se fazem contas nem inquéritos, aos pacientes que saem de ambulância dos hospitais privados para irem MORRER nos hospitais públicos, a estatística do frango para dois que um só come é o que é. Assim como os especialistas experimentadissimos ( que ganham/fazem experiências no público ) se recusam a fazer determinadas operações nos privados., obrigado,,,,, vai morrer a outro lado pá. Já conseguiram passar a ideia de que o que dá prejuízo tem de fechar, se é público por alma de quem andamos a pagar todos ? Já diz isto mesmo quem mais necessita de tudo o que público ainda é, começou com uma medida enfiada nas cabecitas de muita malta, de que os preços da gasolina deveriam poder ter concorrência leal... hi,, hi,,, hi,, hi,,
    Ouvi uma senhora dizer na televisão, mais ou menos isto --- tanta conversa sobre os velhos e a sua saúde, prolongando-lhes a vida PARA QUÊ ? Para os abandonarem, para os tratarem mal, para não terem dinheiro para os medicamentos ? Deixem-nos morrer descansados !
    Lamento muito mesmo que o que vem a seguir sobre a questão do sangue, morrerá solteira a culpa mais uma vez,, basta ver os cortes drásticos na saúde.
    Lamento também que se continue a dizer ACREDITO NA JUSTIÇA,, há pois, todos são inocentes, especialmente até haver provas em contrário..
    ORA A JUSTIÇA, QUE ME LEMBRE,, não tem mesmo provado o contrário..... SÃO TODOS INOCENTES...... pois são, a começar por muitos dos que votam.
    O CAOS,, como compreendo,,, mas aí, se os excrementos derem dinheiro, passarão os bebés ( que agora nascem no hospital, ou numa ambulância ) a nascer sem cuzinho.
    NEM QUE ME “ TROIKEM “ ISTO TUDO POR MIUDOS, ME CONVENCEM,, MAS ISSO É A MIM QUE SOU CASMURO, E NABO, MAS INOCENTE NÃO

    ResponderEliminar
  2. Apurar e punir, Alípio! Punir, porque isto, como muito bem diz deveria ser considerado crime, como quase crime deveria ser este alheamento dos nosso media. Mais importante para eles são as queixas tolas do Belmiro e outros que mais não fazem do que destruir empregos antigos estáveis por troca de contratos a prazo. É uma verdadeira vergonha que isto se passe assim com o sangue que as pessoas dão benévolamente.

    ResponderEliminar
  3. Como se vai apurar se é crime, o SANGUE deitado fora?
    Se a base dessa inovadora forma de tratar o DITO, é um contrato de compra de PLASMA lá fora ?

    PORRA, A MALTA É CUMPRIDORA PÁ !

    COMO reagirão os dadores aos

    APELOS MELODRAMÁTICOS,

    e ao sentimento, que devia ser NOBRE
    ( num é esse carago )

    DAR SANGUE É SALVAR UMA VIDA

    Compreendo e entendo muito bem que se deve
    ( e quem deve que pague ) APURAR e PUNIR...

    Mas estes exemplos..

    PEDÓFILOS, UNIV MODERNAS,SUBMARINOS, SOBREIROS, e QUEJANDOS,,,,,,

    São prenúncio de quê ?

    E ao verificar o que aconteceu na base das Lages, e mesmo com afirmações do prestes a ser
    Min. dos N E....em que todos tinham visto provas de haver armas de destruição piores do que as uitlizadas em Hirochima e Nagaski, justificando a invasão de um País,
    PUNIR DEPOIS DE APURAR O QUÊ ?

    Realmente,
    tal como uma ANDORINHA não faz a Primavera.
    Tambem
    UNS GRÃOS de AREIA, não fazem uma PRAIA...

    Mas dão cá uma comichão.

    DÃO SIM SENHOR...

    O sentido de impunidade dos SINHORES,, não está nada distante do da
    MINHA IMPOTÊNCIA perante todos esses CRIMES...

    PENSO ATÉ QUE ESTÃO BANALIZADOS o suficiente
    ( com um propósito clarissimo ), para já nem se ligar muito, nuns jornais, a meio de um TELEJORNAL,, e siga que se faz tarde.

    Entretanto uns maduros estão a responder em tribunal, por terem a ousadia de dizerem no TEATRO, o que foi um outro sinhor da pide.
    CALMINHA,, desta vez , , não fugitam mais 89

    Outro dizia que o Campo Pequeno poderia albergar alguns surrelfas, mas se soubesse o que sabe hoje nem se metia no 25 de ABRIL...

    ÓÓÓÓÓÓÓÓ´ MÃEEEEEEEEEEEEEEEE

    Eu sempre te disse que havia muito mais malucos do que eu.

    ÓÓÓÓÓÓÓÓ´ MÃEEEEEEEEEEEEEEEE
    quando puderes manda-me o CAOS

    ResponderEliminar
  4. A propósito do APURAR/PUNIR
    Com que concordo plenamente...

    Lembro uma outra " Notícia " sobre as provas e copianços, dos já não faltará o muito, irão fazer alguns parte da JUSTIÇA. É que essas provas pelos vistos sempre foram, mais ou menos assim,,, ou pior ainda,,, pois os SENHORES examinadores, saiam da sala, deixando á SUPREMA CONSCIÊNCIA DE CADA UM, o copiar, o trocar informações, etc.,

    HOJE FAZEM PARTE DESSE LOTE QUE DEVERIA/PODIA

    PUNIR....

    E O SANGUE DEITADO FORA..

    HÁ,, POIS

    ERA DESSE QUE FALAVA O ALÍPIO DE FREITAS,,,

    desculpa lá mano velho,, mas disperso-me com tanta coisa, que me mete ASCO... ABRAÇO E BEIJO

    ResponderEliminar