Carta Vária, porquê?



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moubarak ao tribunal



Confesso que estou verdadeiramente preocupado com a saúde de Hosni Moubarak, o deposto ditador egípcio. É que a morte pode livrá-lo do julgamento em tribunal, onde será confrontado com todos os crimes que, ao longo de trinta anos, cometeu contra a humanidade e o povo egípcio. Hoje, mais do que nunca, acredito que a força da vontade  dos homens livres e humilhados, de todos os que lutam e exigem justiça, pode manter Hosni Moubarak vivo, para que ele possa, finalmente, ser julgado e sentar-se na cadeira dos réus e ser confrontado com todos os seus crimes. Esta luta pela justiça, pelo direito à memória e à verdade já está a acontecer em alguns países do mundo e com sucesso. É preciso, porém, que se universalize, para que não haja mais crimes sem castigo, para que não vingue a impunidade e  a opressão consentida (?) tome o lugar da justiça. A História não pode confundir-se com o seu  branqueamento, transformando até o agressor em benfeitor, o governante iníquo em herói. Infelizmente o poder tem sempre os seus cronistas(?) de serviço.

Foi por não se ter feito justiça atempada e por se orquestrar o branqueamento do fascismo e de todas as tenebrosas figuras que o serviram, e ainda servem, que familiares do famigerado director -geral da PIDE, major Silva Pais, se atreveram a pedir indemnização em tribunal pelos  danos morais causados ao "bom nome" do seu tio, a serem pagos pelos, à data,  directores do teatro D. Maria II e pela autora da peça de teatro "A filha rebelde".

Esperamos que não aconteça com  Hosni Moubarak o mesmo que aconteceu com o major Silva Pais e o general Pinochet que, por não terem sido julgados e condenados atempadamente, os seus crimes parecem, hoje, nestes tempos de confusão de valores e de interesses obscuros, em que vivemos, tornarem-se coroa de glória. 

Queremos justiça. Não vingança.

4 comentários:

  1. Concordo inteiramente com esta urgência de se fazer justiça, não só em relação ao Moubarak, mas também (e se calhar sobretudo)relativamente às pessoas que, em Portugal, cometeram e continuam a cometer crimes contra a vida e a dignidade de tantos seres humanos.
    Ser indiferente e não tomar posição, é também uma forma de tomar posição!
    Ana Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. É daquelas coisas que se nos nos continuam a atravessar na alma, mas lá continuamos a acreditar num MUNDO melhor para todossss; é meu entender que é assim quem deseja que a Vingança sempre esteja afastada dos nossos pensamentos, sem ódios nem rancores.... Simplesmente JUSTIÇA como exemplo de VERDADE.

    Se bem que uma vez por outra os arautos da dita, venham para a praça arengar sobre a venda e a balança e, até sobre a espada, lembrando-me os ilusionistas que tudo adivinham mesmo com os olhinhos vendados, e a balança do merceeiro que usava o papel de cartuxo impregnado de cimento, fazendo a balança pender para um dos lados, o dele, e os faquires que tudo engolem sem se ferirem.

    ACREDITAR, SEMPRE ACREDITAR, é o que vamos fazendo, enqanto todos os dias nos tentam vendar os olhos, nos cortem a alma com a espada, de olhos vendados ou não.

    Deve haver já mais advogados do que lavradores, carpinteiros e pedreiros, isto não augura nada de bom...... quem faz as leis para quê e para quem ? Pois......

    Nem numa terrinha de tantos católicos apostólicos romanos, ( estou curioso por ver o resultado de certa pergunta no último censo ) impera o OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE....,,, se bem que por um lado até seja bom,,, ou já teríamos há muito morrido, prevalecendo o ÓDIO á JUSTIÇA, sem a qual não há LIBERDADE.

    CONTIUEMOS

    ResponderEliminar
  3. OLHA A RIBEIRINHA

    FICO CONTENTE POR UMA MENINA QUE AINDA NÃO CHEGOU AOS 30,,, TER TIDO UMA INTERVENÇÃO QUE FEZ DE REPENTEMENTE UM GAJO DE 60 RECUAR AOS VINTE E TAL... FOI BONITO, ENTENDIDO E COMPREENDIDO., É ISSO AÍ,, PALAVRAS SIMPLES E ENTENDÍVEIS POR TODA A GENTE.

    REJUVENESCE-ME A ALMA, TAL COMO OUVIR GENTE COM MAIS TEMPO E EXPERIÊNCIAS DOLOROSAS ATÉ DO QUE EU, QUE ME FAZEM ACREDITAR E ESTAR CONTENTE POR CONTINUAR A PENSAR COMO PENSO DO MUNDO QUE NOS RODEIA. BJSSSSS

    ResponderEliminar
  4. É isso Alípio, Justiça, não vingança.

    ResponderEliminar